segunda-feira, 20 de junho de 2011

Alergia a curativos??? Devemos investigar...

Há alguns dias atrás fui procurada por uma paciente que relatou uma história interessante: há anos tem uma ferida em membro inferior esquerdo, mas os tratamentos sempre são interrompidos devido a processos alérgicos.
O último "processo alérgico" foi após a aplicação de uma mistura caseira de vaselina + iodo 1%, conforme prescrição médica. Segundo a paciente, sentiu dor, calor e rubor em grande extensão ao redor da ferida, o que a impossibilitou dar continuidade no tratamento.
Após avaliação, sugeri a aplicação de uma pomada de CADEXÔMERO DE IODO 0,9%. Esta pomada absorve exsudato e mata amplo expectro de bactérias, sendo o iodo liberado lentamente por 3 dias. O resultado está apresentado na foto: a ferida respondendo muito bem ao tratamento e a "reação alérgica" foi descoberta: é da gaze ( observem o quadrado vermelho na pele da paciente ao redor da ferida). Após esta descoberta, trocamos a gaze por um CURATIVO HIDROCELULAR como cobertura secundária, o que trouxe para a paciente uma nova esperança no tratamento de sua ferida!

Um comentário:

  1. Boa noite. Tudo bem? Estou com uma ulcera na perna que não sara. Você poderia indicar algum médico bom aqui em SP para pedir informações e poder me tratar adequadamente? Obrigada...

    ResponderExcluir